..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Bebê declarado morto “renasce” e segue internado em estado grave na UTI Neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora

Bebê declarado morto “renasce” e segue internado em estado grave na UTI Neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou, na manhã deste domingo (26), que o recém-nascido que voltou a apresentar sinais vitais após ter sido declarado morto segue internado na UTI Neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.

Segundo o boletim médico, o bebê, de apenas 24 semanas de gestação, apresenta quadro clínico grave, porém estável até às 12h deste domingo, momento da divulgação do informe. O pequeno permanece intubado e sob ventilação mecânica, com redução gradativa dos parâmetros respiratórios devido à melhora na mecânica da respiração.

Ainda conforme a nota, o recém-nascido mantém sinais vitais dentro da normalidade para sua idade gestacional, está hemodinamicamente estável, urinando bem e sendo monitorado de forma contínua por uma equipe multiprofissional 24 horas por dia.

O caso ganhou repercussão nacional após o bebê, inicialmente declarado morto, apresentar sinais vitais cerca de 12 horas depois do parto, quando familiares perceberam que ele ainda respirava e chorava no momento em que seria sepultado.

Diante da gravidade do episódio, o governador Gladson Cameli determinou o afastamento imediato da equipe médica responsável pela constatação do óbito e ordenou ao secretário de Saúde, Pedro Pascoal, a abertura de uma investigação minuciosa para apurar as circunstâncias do caso. O governador afirmou que, havendo culpados, “ninguém ficará impune”.

De acordo com a médica neonatologista Maria do Socorro Avelino, responsável pelo boletim, a criança segue recebendo todos os cuidados necessários da equipe especializada da unidade. “O monitoramento é contínuo, 24 horas por dia”, reforçou.