O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, confirmou na manhã desta sexta-feira, 30, a realização do Carnaval 2026 na Capital. O anúncio foi feito durante evento na Praça da Revolução e ocorre em meio às ações da gestão municipal para atender famílias afetadas pelas alagações provocadas pelo período chuvoso.
Ao rebater críticas sobre a manutenção da festa popular diante da situação de emergência em algumas áreas da cidade, Bocalom destacou que a gestão municipal tem condições de atender diferentes demandas ao mesmo tempo. “Rio Branco tem mais de 120 mil famílias. A alagação, quando afeta, atinge duas, três, quatro, cinco mil famílias. E o restante, será que não tem direito também?”, questionou.
Segundo o chefe do Executivo, a Prefeitura tem recursos e equipes suficientes para socorrer as famílias atingidas pelas cheias, sem abrir mão de eventos culturais tradicionais. “Nós, graças a Deus, temos o dinheiro para socorrer as pessoas alagadas. A nossa equipe é grande, não abandona, está o tempo todo cuidando das pessoas que estão sofrendo com a alagação, mas também tem as pessoas que têm o direito de participar de uma festa tão popular como é o carnaval. Por isso a gente vai manter o carnaval aqui na praça”, afirmou.
Bocalom ressaltou que a prioridade da gestão é cuidar de toda a população. “Nós temos que cuidar de todo mundo. Não é cuidar de um pedaço e largar o resto, não. O meu negócio é cuidar de todo mundo”, declarou. Ele ainda destacou que o equilíbrio financeiro da administração tem permitido ampliar ações sociais. “Como a gente cuida bem do dinheiro público, o dinheiro dá. Dá para atender todo mundo”, disse.
O prefeito citou a entrega de itens como geladeiras, colchões, camas e outros móveis a famílias atingidas por enchentes como exemplo do uso responsável dos recursos públicos. “Quando que os outros prefeitos entregaram geladeira, colchão, cama, tanquinho, armário, guarda-roupa? Nunca. Nós entregamos. Sabe por quê? Porque a gente cuida bem do dinheiro público”, afirmou.
Bocalom reforçou que a Prefeitura não vai abandonar nenhuma família, mesmo mantendo a programação carnavalesca. “Enquanto infelizmente alguns estão sofrendo, outros querem se alegrar no carnaval. Nós não vamos abandonar ninguém. Vamos cuidar de todo mundo”, concluiu.
