A advogada e ativista da causa animal Vanessa Facundes (@vanessafacundes) usou suas redes sociais para se manifestar publicamente sobre o assassinato do cachorro 'Orelha', ocorrido em Santa Catarina, crime que teria sido cometido por quatro adolescentes e que gerou forte comoção e revolta em todo o país.
Em um vídeo publicado em seu perfil, Vanessa fez um desabafo emocionado e, ao mesmo tempo, crítico em relação às limitações legais para a punição dos responsáveis, destacando o sentimento de impunidade diante de casos recorrentes de maus-tratos contra animais.
“Oi gente, eu tô aqui mais uma vez pra falar do caso do Orelha, porque enquanto protetora de animais a gente vive esse descaso com os animais diariamente”, afirmou.
A advogada ressaltou que, por se tratarem de menores de idade, os adolescentes não podem responder criminalmente como adultos, o que impede a aplicação de penas mais severas, como a prisão.
“Eles não podem cumprir a pena como alguém maior de idade, de acima de 18 anos, que seria preso. A pena maior que eles podem cumprir é a internação, e é isso que a gente vem pleitear”, disse.
Vanessa destacou ainda que sua cobrança não se limita à atuação profissional no Direito, mas também ao compromisso pessoal com a defesa dos animais, que, segundo ela, não têm meios de se proteger ou denunciar a violência sofrida.
“Enquanto protetora de animais, não só como profissional do direito, que eles sejam internados. Nós somos a voz desses animais que, assim como o Orelha, não pôde se defender. A gente fala por eles, eles não estão sozinhos”, declarou.
