A família de Alcione do Nascimento Nunes, paciente oncológico em tratamento no UNACON, confirmou o falecimento do paciente na última quarta-feira (8). A morte ocorre em meio às denúncias de descaso e negligência feitas por seus parentes, que vinham denunciando falhas graves no atendimento prestado pela unidade de saúde.
Em reportagem publicada em 4 de outubro de 2025, uma das irmãs da vítima, relatou que o paciente vinha sendo alimentado por meio de uma sonda inadequada, que estaria causando retorno do alimento e agravando seu estado nutricional.
LEIA MAIS:
Família denuncia negligência e abandono no atendimento de paciente oncológico no Unacon
Segundo a família:
 • A sonda instalada não seria apropriada para o caso de Alcione, pois parte do alimento ingerido retornava, provocando perdas de peso e fragilização crescente. 
 • Não houve consulta ou comunicação prévia com a família para a escolha do dispositivo usado: alegam que colocaram uma sonda destinada ao uso urinário, o que estaria agravando a situação. 
 • O abdômen do paciente apresentava queimaduras possivelmente causadas pelo retorno de alimentos ácidos. 
 • A falta de hidratação e nutrição adequadas eram apontadas como fatores decisivos no agravamento de sua condição clínica. 
 • A família havia se disponibilizado inclusive a adquirir a sonda correta, caso o Estado não pudesse fornecê-la, mas segundo eles não houve solução por parte do hospital.
Até o momento da divulgação da reportagem, a Secretaria de Saúde do Acre (SESACRE) ainda não tinha se manifestado.
 
				
