O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Lucas Costa Almeida Dias, do Ministério Público Federal (MPF), recomendou à Universidade Federal do Acre (Ufac) e ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do certame, que promovam a abertura dos portões do campus da Ufac com 2 horas de antecedência para o início da aplicação das provas. As provas começam a serem aplicadas às 13 horas.
A medida visa garantir a fluidez adequada do trânsito para o acesso tempestivo dos candidatos ao local de provas no segundo dia do vestibular de Medicina, que acontece dia 18, domingo, e nos próximos processos seletivos realizados pela Ufac que envolvam grande fluxo de pessoas.
A recomendação foi expedida após problemas de acesso aos locais de provas ocorridos no primeiro dia de aplicação do certame, especificamente no campus da Ufac, em Rio Branco, em razão do congestionamento viário.
A Universidade e o Cebraspe têm 24 horas para informar se acatam a presente recomendação, além de relatar as ações tomadas para seu cumprimento.
