O senador Alan Rick confirmou neste domingo (26/10) que se colocou à disposição do Estado para auxiliar no caso do recém-nascido, que chegou a ser considerado morto. O bebê encontra-se internado na UTI neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.
Alan Rick disse ao Notícias da Hora que conseguiu uma vaga na UTI neonatal do Hospital de Base de São José do Rio Preto, em São Paulo. O hospital é um dos melhores do país e já salvou mais de 100 acreanos por meio de um convênio com o mandato do senador. O parlamentar afirmou que já destinou cerca de R$ 8 milhões em emendas para a unidade hospitalar.
“Hoje, o neném não tem condições de transferência, mas eu já consegui uma vaga na UTI neonatal do Hospital de Base de São José do Rio Preto para ele ter o melhor atendimento do Brasil, lá. Só que, eu conversei agora a pouco com a doutora Socorro Avelino, que é a pediatra responsável pela Maternidade Bárbara Heliodora. Ela me disse que ele precisa ser melhor estabilizado, ganhar peso, para que aí sim, havendo condição de melhora, ele ser transferido. O Estado é quem avalia, é o Estado quem determina se o bebê vai ou não vai. Mas, em todo caso, eu já consegui uma vaga para ele num dos melhores hospitais para o caso dele”, disse Alan Rick.
E completou: “entramos em contato com a administração do Hospital lá, eles sempre atenderam os bebês acreanos, a meu pedido, porque eu tenho uma emenda nesse hospital de R$ 8 milhões que já atendeu mais de 120 pacientes acreanos, desde crianças, adolescentes, jovens, adultos em situação grave. Tenho vários relatos de pacientes do Acre que foram tratados lá e foram salvos de casos muito graves”.
No boletim das 12 horas deste domingo, assinado pela pediatra Maria do Socorro Avelino, o bebê estava estável, porém o caso é grave. O pequeno permanece intubado e sob ventilação mecânica, com redução gradativa dos parâmetros respiratórios devido à melhora na mecânica da respiração.
Ainda conforme a nota, o recém-nascido mantém sinais vitais dentro da normalidade para sua idade gestacional, está hemodinamicamente estável, urinando bem e sendo monitorado de forma contínua por uma equipe multiprofissional 24 horas por dia.
 
				
