..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Aleac aprova nome de Marieta Messias Cameli para nova maternidade de Rio Branco

Aleac aprova nome de Marieta Messias Cameli para nova maternidade de Rio Branco

Apreciado no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na sessão desta quarta-feira, 21, o projeto de lei que dá o nome de Marieta Messias Cameli à nova maternidade de Rio Branco foi aprovado pela unanimidade dos deputados presentes em plenário. Foram 19 votos favoráveis.

A nova Maternidade de Rio Branco, que está em fase final de construção e prestes a ser entregue à população pelo governo do Acre, é considerada uma das obras mais importantes da área da saúde no estado, ampliando a capacidade de atendimento e modernizando os serviços voltados à saúde maternoinfantil.

De acordo com a justificativa apresentada pelo Executivo na proposta apreciada pelo Legislativo Estadual, a escolha do nome reconhece a trajetória de dona Marieta Cameli, ressaltando que a homenagem é “um reconhecimento justo a uma mulher que dedicou sua vida a servir a comunidade com solidariedade e amor ao próximo, deixando um legado de cuidado e acolhimento que permanece na memória do povo acreano”.

Dona Marieta Cameli, é avó do governador Gladson Camelí, mas a memória de seu legado, segundo argumento da matéria, dá- se pelo trabalho humanitário que marcou gerações no Vale do Juruá. Ao lado do esposo, Marmud Cameli, e dos filhos Francisco (Chiquinho), Orleir e Eládio, ela teve papel de destaque na assistência aos mais humildes e na promoção de ações filantrópicas em Cruzeiro do Sul e região.

Ainda de acordo com as memórias apresentadas para justificar que a homenagem é merecida e justa, faz-se lembrar que foi em um período em que o acesso à assistência médica era limitado, especialmente para as famílias que viviam nos seringais, que dona Marieta se destacou por apoiar mulheres grávidas em fase de preparação para o parto, facilitar o trabalho de parteiras tradicionais e oferecer cuidados às mães e recém-nascidos, incluindo a doação de enxovais.

A decisão agora segue para publicação oficial e sanção do governador.