Apreciado no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na sessão desta quarta-feira, 21, o projeto de lei que dá o nome de Marieta Messias Cameli à nova maternidade de Rio Branco foi aprovado pela unanimidade dos deputados presentes em plenário. Foram 19 votos favoráveis.
A nova Maternidade de Rio Branco, que está em fase final de construção e prestes a ser entregue à população pelo governo do Acre, é considerada uma das obras mais importantes da área da saúde no estado, ampliando a capacidade de atendimento e modernizando os serviços voltados à saúde maternoinfantil.
De acordo com a justificativa apresentada pelo Executivo na proposta apreciada pelo Legislativo Estadual, a escolha do nome reconhece a trajetória de dona Marieta Cameli, ressaltando que a homenagem é “um reconhecimento justo a uma mulher que dedicou sua vida a servir a comunidade com solidariedade e amor ao próximo, deixando um legado de cuidado e acolhimento que permanece na memória do povo acreano”.
Dona Marieta Cameli, é avó do governador Gladson Camelí, mas a memória de seu legado, segundo argumento da matéria, dá- se pelo trabalho humanitário que marcou gerações no Vale do Juruá. Ao lado do esposo, Marmud Cameli, e dos filhos Francisco (Chiquinho), Orleir e Eládio, ela teve papel de destaque na assistência aos mais humildes e na promoção de ações filantrópicas em Cruzeiro do Sul e região.
Ainda de acordo com as memórias apresentadas para justificar que a homenagem é merecida e justa, faz-se lembrar que foi em um período em que o acesso à assistência médica era limitado, especialmente para as famílias que viviam nos seringais, que dona Marieta se destacou por apoiar mulheres grávidas em fase de preparação para o parto, facilitar o trabalho de parteiras tradicionais e oferecer cuidados às mães e recém-nascidos, incluindo a doação de enxovais.
A decisão agora segue para publicação oficial e sanção do governador.
 
				
