Em sua última leitura governamental como governador do Acre na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, Gladson Camelí agradeceu a Deus, citou o hino acreano, destacou a harmonia entre os poderes e fez um balanço de seu governo, citando obras, concursos, convocações, projetos e programas da educação, saúde, segurança, agricultura e assistência social.
“Entre as obras entregues e recuperadas, destacam-se diversas unidades de saúde em todo o estado, o Hospital do Juruá com uma nova e completa UTI, o Hospital João Câncio, em Sena Madureira, e a finalização e entrega do Hospital de Urgências de Rio Branco, cujas obras se arrastavam por anos, já no primeiro semestre de mandato. Além disso, projetamos para os próximos meses a entrega da primeira etapa da nova maternidade estadual, que receberá os novos acreanos com a qualidade, conforto e dignidade que eles merecem.
Além da construção de novos prédios, nosso atendimento à saúde, que começou com a superação da COVID-19, também incluiu a implementação da telemedicina. Pacientes acreanos agora podem consultar médicos de renomadas redes privadas de saúde, como o Hospital Einstein de São Paulo, por meio de consultas online. Para aqueles que precisaram viajar, o governo do estado aumentou o número de convênios com instituições de saúde e reforçou o atendimento do TFD. Os mutirões de saúde em diversas especialidades já realizaram mais de 65 mil atendimentos.
Entre outras obras importantes, concluímos a Base da Aviação Ciopaer no Juruá e recuperamos as unidades dos Bombeiros, da Polícia Militar e do Instituto Socioeducativo. Entregamos novos prédios públicos, como o do Procon, do Instituto de Meio Ambiente do Acre, o Terminal Rodoviário de Feijó e os Centros de Referência da Mulher Brasileira em Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul. Ampliamos a voz do nosso povo ao investir na comunicação pública com a recuperação da estrutura das rádios Difusora e Aldeia em todo o interior do estado. Ainda resumindo nossas ações, devo destacar as obras em bairros e conjuntos habitacionais, com a conclusão de mais de 300 moradias. Em breve, teremos a satisfação de entregar mais de mil novos lares para as famílias acreanas em parceria com o governo federal”, lembrou.

Infraestrutura rural e urbana
Camelí reforçou a manutenção de ramais e a construção de obras históricas como as pontes do Segundo Distrito, em Sena Madureira, e do Sibéria, em Xapuri.
“A recuperação do Acre, com valorização do seu quadro técnico e renovação de recursos e equipamentos, permitiu a realização de 105 frentes de trabalho ativas em todo o estado e a entrega de obras estratégicas em todas as regiões. Com a Operação Verão, recuperamos mais de 11 mil quilômetros em ramais e rodovias. Sonhos que antes eram apenas sonhos se transformaram em realidade de concreto armado. As pontes do 2º Distrito em Sena, a Ponte da Sibéria, a duplicação da AC-405 e a Estrada da Variante são exemplos de uma história que continua sendo escrita e que em breve terá mais capítulos com a Orla do 15, o Viaduto da Ceará e o Anel Viário de Rio Branco, só para citar alguns itens entre tantos que estão em execução. Essas obras nos conduzirão para o futuro. No entanto, o que mais nos orgulha nessa caminhada para o amanhã é o protagonismo que demos para a educação hoje. Construímos ou reformamos completamente mais de 200 unidades de ensino.”

Educação: Prato Extra
Um dos principais programas da educação do Acre, o Prato Extra mereceu atenção especial do governador. Ele também rememorou a realização do concurso para três mil servidores efetivos, o maior já realizado no setor.
“No Acre, nossos estudantes não passam fome. A primeira medida de impacto do nosso governo, o Prato Extra, oferece diariamente uma refeição a mais a todas as nossas maiores autoridades, incluindo durante os períodos de recesso escolar. Além disso, os alunos da rede pública estadual tiveram acesso a fardamento completo, e grande parte deles já recebeu tablets para sua inserção no mundo digital.
Na educação, quebramos a barreira entre o filho do rico e o filho do pobre. Aqui no nosso estado, nossas crianças e adolescentes estudam com o mesmo material didático das melhores escolas particulares. Mas não se faz educação sem professor. Nosso governo realizou concurso e contratou mais de 2 mil novos professores, com a previsão de somar 4 mil novos contratados até junho deste ano. Também oferecemos aos mestres o maior pagamento de bônus da nossa história.
Compartilho com todos os próximos passos: com a colaboração desta casa, aprovamos o projeto que premiará os melhores alunos da rede pública estadual por meio de intercâmbio internacional. Avançamos na educação profissionalizante, formando 15.056 novos alunos. Além disso, estamos dando os passos para a criação da tão sonhada faculdade estadual.

Outros destaques da leitura governamental de Gladson Camelí
“Na cultura, criamos o primeiro plano estadual de cultura do estado do Acre. Fomos referência nacional em capacidade de execução, planejamento e aplicação de recursos, executando mais de 17 milhões e estando aptos a executar mais de 57 milhões nos próximos três anos. Isso sem mencionar os recursos de 27 milhões da Lei Paulo Gustavo e 3 milhões do fundo estadual de cultura, além do orçamento disponibilizado pelo estado para a recuperação de espaços culturais”
“Fortalecemos o apoio aéreo com a nova Base Internacional do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) para combater crimes transfronteiriços e operações logísticas com um novo helicóptero e equipamentos modernos. Adquirimos um avião Caravan para o estado, que será utilizado em atendimento pré-hospitalar com UTI no ar e também para o transporte de tropas, equipamentos e suprimentos em ações da Defesa Civil.
Implementamos rapidamente a proposta de campanha de estabelecer Batalhões de Fronteira através do Gefron. Modernizamos as forças policiais, fornecendo-lhes apoio, autonomia e investimentos substanciais em infraestrutura, veículos, equipamentos, armamentos e munições. Priorizamos a inteligência e, principalmente, o fator humano. Contratamos mais de mil profissionais para a segurança pública e buscamos intercâmbio com as melhores polícias do mundo. Como resultado, Rio Branco deixou de ser a capital mais violenta do país, e o Acre tornou-se referência na redução de mortes violentas e no combate ao crime organizado. No sistema sócioeducativo, priorizamos a prevenção, reduzindo o número de internações (superlotação) de 700 para 120.
Embora tenhamos alcançado avanços significativos, continuaremos fortalecendo e protegendo de forma eficaz os mais vulneráveis, combatendo os índices de violência doméstica e feminicídio que tanto nos envergonham.
Desde a posse dos novos servidores em fevereiro, nossa gestão já soma mais de 8 mil novos profissionais efetivos no governo do estado, incluindo nomeados em diversas pastas, como Educação, Saúde, Detran e Idaf.
Além disso, alcançamos avanços significativos em outras áreas, como o meio ambiente. Nosso estado se consolidou como líder na captação de apoio internacional, graças aos resultados de preservação de nossas florestas. Entre 2024 e 2025, reduzimos o desmatamento em 27,62% e os focos de queimadas em 75%. Conseguimos, com sucesso, a aprovação final para a fase de validação e verificação no padrão internacional de alta integridade para geração de crédito de carbono. Também realizamos 20 mutirões de regularização ambiental.
Industrialização
“Fortalecemos o processo de industrialização do Acre. Regularizamos e inserimos 103 indústrias no ambiente produtivo do estado, e nossas exportações atingiram a marca recorde de mais de 98 milhões de dólares em 2025. Essas ações, juntamente com o desenvolvimento de outros setores da economia, resultaram na criação de mais de 5 mil empregos. No campo social, programas como a Regularização de Títulos de Propriedade, a CNH Social, o Feirão do Emprego, o Mães da Ciência, o Guarda Roupa Social e o Juntos pelo Acre, liderados pela minha vice-governadora e antes de tudo aliada de extrema confiança, Mailza Assis, estão oferecendo dignidade para quem antes não tinha sequer esperança. Siga adiante, Mailza! Este não é um projeto pessoal; é um projeto de desenvolvimento de estado. Como mencionei, essas não são conquistas pessoais. Sou grato aos nossos servidores efetivos e comissionados, aos nossos secretários e aos senhores deputados e deputadas que também exercem protagonismo nesses avanços.”
